03 outubro 2015

Como achar boas fanfics/historias para ler?




Isso é uma pergunta que eu ouvi recentemente, não aqui, mas no Toshokan, mas achei que o post seria tão útil quanto lá. Espero que seja útil para vocês.

  •  O que você quer ler? Sabe, é muito mais fácil achar algo bom se você tiver a mínima ideia do que te interessa. É mais simples do que parece. Lembre de algo que costuma te interessar, romance, aventura, comédia. Veja se o lugar onde está procurando tem algum tipo de filtro ou sistema de tag, qualquer mecanismo de pesquisa que lhe for possível.
  • É hora de ver o que vale a pena abrir ou não. Tudo começa na combinação: sinopse+titulo (e também capa, quando a história tiver). Chamou a atenção? Abra. 
  •  Leia a sinopse (já vai ter ideia da escrita), veja a classificação, categorias e tudo, se tiver algo que não te agrade até agora, já pode fechar. Mas se estiver tudo ok, dê uma olhada no primeiro capitulo, bata o olho por cima mesmo, só pra ver se parece realmente valer a pena.
  • Dê uma olhada nos comentários. Veja como o autor reage a criticas e se ele responde todos os comentários.
  • Se arrisque. Isso pode parecer estranho, mas as vezes se arriscar numa história que não parece tão dentro do que você queria, ou algo que não é tão bem escrito é algo bom. Você pode se surpreender e gostar do que vai ler. Uma história não é boa só pela escrita dela, nem só pelo enredo. Tem gente que é incrível nos dois, tem gente que é incrível em só um, tem gente que sabe balancear os dois.
  • E claro, você pode ir em grupos de histórias e simplesmente pedir histórias do jeito que você quer. "Oi, quero histórias com até 25 capítulos, completas, com tal tema, de +13 para cima". Não é difícil. Você ainda vai ter que peneirar, sim, com muita certeza. Mas ainda é uma opção.


O segredo nada mais é do que: Paciência. Você vai ter que procurar de todo e qualquer jeito. Se você tiver paciência você vai encontrar algo que fez todo esse tempo valer.

Um post um pouco diferente do comum, mas mesmo que não pareça, aqui não tem só resenhas. Nos vemos no próximo post ;3 


2 comentários:

  1. Que post útil! Acho muito válido essas dicas, Lena-chan. Porque tem pessoas que por não lerem direito, principalmente quanto a classificação e as categorias, criam expectativas e desabafam nos comentários coisas que fazem o ficwriter pensas "WTF mas eu deixei claro!".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sempre tem alguém que não lê direito e dá nisso D:

      Excluir

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.