15 setembro 2015

[Especial Ghibli] Vidas ao Vento




E aqui nós chegamos em quase, mas só quase, no estúdio hoje.

Esse ia ser o ultimo trabalho do Miyazaki e ia ser seguida da aposentadoria dele, só que o velho não sossega e já tá fazendo outro filme. Entretanto, esse é o ultimo filme que será falado dele neste especial, talvez no futuro eu volte e fale mais sobre, mas não como desta vez.


O filme é na verdade de 2013, ele passou aqui em algumas cinemas específicos ano passado(2014) e eu não tive a oportunidade de ver. Eu jurei durante um bom tempo que não faria resenha dele, até conseguir em um dia lindo e maravilhoso.



Antes de tudo: o filme é duas coisas. A adaptação de um romance de Tatsuo Hiro e baseado na vida de Jiro Horikoshi, que foi um designer de aviões durante a segunda guerra bem importante. E pro Miyazaki que já gosta de coisas voando, foi um prato cheio. Falando nisso, eu não sei se comentei antes em outras resenhas, mas ele realmente gosta de coisas envolvendo "voar", por isso é comum uma cena com algo do tipo nos filmes dele.

O filme conta a história de Jiro (sim, é quase uma biografia), ele queria muito pilotar aviões, mas como ele era míope isso não foi possível. Mas se ele não pode voar em um avião, ele vai planejar eles e isso realmente dá certo, ainda mais numa época de guerra. Conta basicamente dele criança, a sua vida amorosa e profissional.



É um filme mais pé no chão, um dos poucos com protagonista masculino e que é um tiro no peito quase como "O tumulo dos vagalumes", mas com outra pegada (ironicamente os dois se passam em época de guerra, percebendo agora). O filme traz muito menos fantasia e uma questão de viver independente das dificuldades. Ele é muito mais uma reflexão da realidade do que um filme apenas bonito.

A história toda mexe com você e te leva junto, do começo ao fim você só vai, mesmo que você esteja já ciente do que vai acontecer, ela te carrega junto de um jeito ou de outro, emocionalmente ou apenas pelo que vai acontecendo.

Isso me lembra cena de Castelo Animado :v
Mesmo sendo um filme que envolve guerra, ele tem um visual lindo, realmente lindo, de encher os olhos e trilha sonora como sempre incrível. Acompanhando ainda por cima dessa história maravilhosa.

Vale a pena ver, vale muito, tire um momento do seu dia e veja.

Bem, este foi o penúltimo filme do especial. Nos vemos no ultimo onde eu finalmente acabarei esse especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.