16 junho 2015

[Especial Ghibli] O Castelo Animado (Filme)

 


Você são TODOS obrigados a ler essa resenha. Estão me entendendo? E sim, eu vou me empolgar, vocês já sabem.
Demorou um pouco mas finalmente vou falar de uma das obras que eu mais amo desse estúdio (se não for a mais). Castelo animado! Um filme de 2004, baseado no fantástico livro já resenhado aqui no blog: O Castelo Animado. Foi uma das primeiras resenhas do site, a uns 4 anos atrás ou quase isso, então não estranhem.

Mas agora vamos voltar ao que interessa: A animação.



Ela conta basicamente a história de Sophie que trabalha numa chapelaria fazendo chapeus, ela é amaldiçoada por uma bruxa, se tornando uma velha lá pelos seus 80 anos. Porque foi rude com a mulher. Na hora que ela se vê naquela situação, ela decide que o único jeito é fugir para as Terras abandonadas, um lugar conhecido por ter bruxas e do tipo. Mas, ela acaba dentro do castelo do grande e malvado mago Howl, o comedor de corações de jovens, ao menos é isso que os boatos dizem.

O filme foi lançado em 2006 no Brasil, e além disso foi indicado para o Oscar de melhor animação. O projeto foi bem simples, a produção dele foi anunciada junto de O Retorno dos Gatos. Mas a pessoa que ficou responsável por dirigir o filme acabou desistindo na hora que todas suas ideias conceituais foram rejeitadas. Dado isso o projeto foi engavetado. Entretanto o Miyazaki  acabou assumindo o projeto e chegou até a viajar para poder ver estruturas para o cenário do filme. Que foi feito boa parte em CG, mesmo que tenham tidos partes que antes foram feitas a mão.



De verdade, eu vi tanto esse filme, aluguei ele tantas e tantas vezes que eu acho que a pessoa que mais viu ele até hoje daquele locadora fui eu. A história é mais do que perfeita, mesmo que a do filme e livro tenham suas diferenças, ambas são obras incríveis. É tudo muito mágico e sonhador. Um filme que até hoje me emociona.

Ele tem uma trilha sonora maravilhosa, que eu vi reouvindo sempre que possivel. Podem fazer isso também.  Além de lindo e um filme extremamente bem trabalho ele consegue arrancar várias coisas de uma vez, além de não ter uma historia tão infantil, nem tão "adulta". E manter as personagens femininas fortes, porque se tem uma coisa que a Sophie é, eu posso garantir, que é forte. Ela é realmente incrivel e devo dizer que a do livro é tanto quanto, se não mais.


Eu podia ficar aqui falando o quanto eu amo esse filme, mas eu acho que vocês já sabem disso. Bem, nos vemos no próximo filme.

2 comentários:

  1. Li tudinho, e... espera, tem livro?!?! Também amo esse filme, fica logo a seguir "à viagem de Chihiro", pela história, arte, e tudo aquilo que o estúdio Ghibli passou através de um enredo aparentemente tão simples. Ah, acho que está a precisar de atualizar alguns links na postagem "especial ghibli" :)

    Já agora, queria convidá-la para um projeto que eu, a Hinata e a Snow criamos, é muito simples, mais informações aqui: http://bau-de-estrelas.blogspot.pt/p/ola-e-bem-vindo-um-blog-que-tem-um.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um livro maravilhoso <3
      E, sim eu preciso atualizar vários links na verdade, fiquei uns dias sem internet e as coisas meio que se perderam, só fui recuperar ela de fato ontem.
      Acabei de olhar o projeto e achei um amorzinho, acho que vou participar sim <3

      Beijinho~

      Excluir

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.