08 maio 2015

[Especial Ghibli] Princesa Mononoke (Mononoke Hime)



Se existe um filme que eu vi, é bom, mas ao mesmo tempo eu me distrai e tive que voltar algumas vezes é esse aqui.

Princesa Mononoke, ou Mononoke Hime é um dos filmes provavelmente com a pegada mais séria dos estúdio. Claro que nós ainda temos outros na lista que inclusive alguns já foram citados aqui. Mas desta vez, temos algo num mundo fantasioso que chegou a me lembrar Nausicaa em seus primeiros momentos.

Foi o filme que provou que o estúdio era capaz de atingir gente de toda e qualquer idade. Algo que nós sabíamos a um tempo, cá entre nós. Não é como se Hotaru no Haka não tivesse comprovado isso por si só. Mas claro, não era um filme do Miyzaki.



Mas, vamos sair um pouco do que o filme causou e falar dele em si. Como já dito, é um filme que trata de coisas um tantos mais maduras, de 97, como já dito, do Miyazaki, o filme conta sobre o príncipe de um vilarejo que ao ir protege-los do ataque de um porco gigante amaldiçoado, e acontece que por causa disso, ele acaba fazendo contato com ele e sendo amaldiçoado também. Isso faz com que ele decida sair da vila e ir procurar uma cura para isso em terras distantes. Se não me engano ele lembra de alguma lenda ou do tipo que pode ajudá-lo naquele momento.

Ele acaba num lugar distante, com vários guerreiros e uma vila diferente, liderada por uma mulher, mas eles o acolhem, se me lembro bem, oferecendo ajuda. Entretanto, quando a noite chega e grandes lobos vão atacar a vila, ele descobre nossa querida princesa mononoke, que segundo a mulher da vila foi uma criança levada por aqueles "demônios", manipulada e agora agia como um, perdendo sua humanidade. Mas é claro que nosso querido protagonista estranha isso e daqui a coisa vai.



O filme tem uma história toda bem trabalhada e amarrada. Na verdade acho que posso dizer isso de todo filme do estúdio. Eles jamais vão fazer continuações, então seus filmes são sempre muito bem fechados nesse ponto, mesmo que alguns a gente queira e saiba que tem até como fazer uma continuação.

O visual do filme todo é lindo, mas lindo mesmo, eu adoro, realmente adoro, filmes que tenham uma pegada mais fantasiosa envolvendo florestas. Então um filme que tem isso ganha pontos bem rápido.

A história do filme como eu já disse é bem amarrada e vai envolvendo conforme vá passando, mesmo que eu tenha tido a capacidade de me distrair enquanto via (saudades vem filme no notebook enquanto uso o pc). É realmente um filme que eu recomende e inc
lusive é um dos que pode ser encontrados dublado aqui no BR.


Vamos voltar um pouco pra história: Mononoke Hime foi um filme muito trabalhoso, mesmo tendo sido usado CG nele ele deixou todo mundo exausto. E isso acabou fazendo com que pela primeira vez Miyazaki anunciasse sua aposentadoria. O que nós sabemos que não rolou.  Mas no caso ele ia apenas mandar roteiros ocasionalmente, além do que ele queria dar oportunidade para novas pessoas. Entretanto, Kondo (que dirigiu o ultimo que eu contei) faleceu, por causa de um aneurisma, isso fez Miyazaki voltar para o estúdio por completo.

Agora nós vemos no próximo filme queridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.