19 maio 2015

[Especial Ghibli] A Viagem de Chihiro




E chegamos no começo de tudo. Como assim? Foi Chihiro que me deu a ideia de fazer o especial. Porque foi vendo Chihiro e finalmente entendendo o filme que me deu um belo clique eu falei "Eu vou fazer um especial desse estudio".
Aqui a gente mistura a história não só do estúdio com a minha.  Que depois provavelmente vai acontecer de novo, mas não muito. Chihiro não é qualquer filme, é o primeiro filme que eu vi do estúdio. No cinema inclusive quando era pequena. Minha prima me levou para assistir e na época eu não gostei. Eu não entendi nada e achei um filme "meh", se passaram alguns anos e vi mais uma vez, eu não entendi de novo, mas achei bonitinho, até ver a terceira vez, que foi quando eu entendi e gostei de fato do filme. Hoje tenho até um mini sem rotos de pingente de celular.



Qual a história de Chihiro? Ela basicamente estava se mudando, e no caminho para a nova casa os pais acabam parando na frente de um lugar "curioso" e ao invés de irem embora os pais dela resolvem dar uma olhada. Mesmo que Chihiro fosse contra a ir lá, por não querer ficar sozinha os acompanha naquele lugar. Acontece que eles encontram uma cidade vazia, maravilhosa e com comida fresca ao ar livre em barracas. Os pais dela sem pensar param e vão comer a comida. Chihiro é contra aquilo, ela vai dar uma volta, encontra com Haku que a manda ir embora e quando a garota tenta chamar seus pais para ir embora e eles pararem de comer: Tcharam, eles são porcos.Assustada ela foge e encontra com Haku novamente, que a "salva" e a leva para a casa de banhos. Daqui Chihiro se vê perdida e tentando se salvar e aos seus pais que agora são porcos.


O filme é de 2001, foi lançando aqui em 2003, e inclusive ganhou o oscar de animação e o urso de ouro no festival de berlim. É um filme do Miyazaki tanto em roteiro quanto direção. Foi um filme que foi responsável pelo conhecimento do estúdio fora do Japão (mais do que os outros já tinham sido).



O filme é bom? Sim, ele tem um visual MARAVILHOSO e personagens tão amorzinho que acabam comigo. Uma coisa que me agrada muito nele é que ninguém é "mal" temos nos máximo pessoas fazendo alguma coisa por um interesse próprio. Não é como se tivesse um vilão de fato. Até os personagens que pareciam incômodos se mostram legais e divertidos. Não sei se é um filme que todo mundo consegue entender levando em conta que eu só fui entender mais velha e com outra cabeça, conheço adultos que até hoje não entenderam, mas é um bom filme e com uma aparência e trilha sonora mais do que maravilhosa.

Eu prometi que eu explicaria o filme justamente porque teve gente que não entendeu. Então reparem
nos avisos, obrigado. Basicamente, spoilers.



Explicação:

Por que os pais da Chihiro viraram porcos? Porque eles comeram oferendas pros espíritos. A Chihiro conheceu o Haku quando era mais nova e caiu no rio, ela foi salva por ele, que é na verdade o espírito do rio. Acontece que ele estava preso na casa de banho porque não lembrava o próprio nome e a Chihiro liberta ele ao chamar ele pelo nome. A casa de banho é uma casa de banho de espíritos/entedidades. Obrigado.

Cabou explicação, pode ler o resto do post.






Vale a pena ver?  É lógico que vale, você já devia estar indo assistir. E antes que eu esqueça, as fuligens que aparecem em Chihiro comendo uns negocinhos que parecem estrelinhas são as mesmas que aparecem em Totoro na casa das meninas.

Falando nisso, o Miyazaki tentou novamente se aposentar depois do filme, mas ele voltou uns aninhos depois.

Agora nos vemos no próximo filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.