29 setembro 2014

Anime dublado é ruim?




Afinal... Por que tanto preconceito com animes dublados?

Para quem não sabe o Brasil é um dos países que apresenta as melhores dublagens do mundo. Todas muito bem feitas e caprichadas. Existem casos em que se houve troca de dubladores (Samurai X é um deles), mas nada muito grave. Ou uma tradução que não era para estar ali, como "Agome" ao invés de "Kagome".

Eu vejo essa briga desde que entrei para esse mundo otaku, no começo não era algo que eu desse muito bola, depois tive o retardamento de "legendado é melhor" e hoje eu canto abertura br e não a original. Sim, eu sou a pessoa que fecha a cara quando cantam abertura de Dragon Ball ou CDZ em japonês nos eventos.

Talvez eu goste de anime dublado porque me dá algo nostálgico no peito da minha infância em que todo anime que eu via era dublado. Mas ao mesmo tempo eu posso dizer para vocês que é justamente a minha infância que faz eu apoiar até hoje que se dublem animes. Entendam que para alguém mais novo isso é muito bom, porque eles podem não ter como entender a legenda ou ser muito rápido para eles.

"Ah, anime não é coisa de criança", queridinho/queridinha sossegue a sua xota que existe gênero só para crianças e outros que abrangem todas e se encaixam em todas as idades. Então, sossegue a xota, agradecida.

Em nenhum momento se dublar algo é ruim, existem pessoas com preguiça de ler a legenda, que não conseguem acompanhar legenda ou que apreciam o trabalho de dubladores. Além do fato disso facilitar o aumento desse material no nosso país. Já que é possível contar praticamente nos dedos quantos animes foram trazidos para cá.

Uma outra coisa boa da dublagem é que você repara mais na animação ao invés de ficar apenas lendo, então você pode apreciar mais a obra.

Legendado também é bom, você descobre uma ou outra palavra na outra língua, você pode ler algo que as vezes você não entenderia porque se distraiu quando alguém estava falando algo, ou alguém fez barulho em cima. Mas em nenhum momento ele desprivilegia o dublado.

 Onde eu quero chegar é: Não é importa se o anime está dublado ou legendado, desde que seja uma boa dublagem ou uma boa legenda (já que tem fansub por ai apressado que solta um legenda porca horrível e cheia de erros). Então, Lena apoia a Fandub (dublagem feita por fan) como apoia legendas bem feitas.

Só sejam menos frescos meus caros.



4 comentários:

  1. Né!
    E que muitas pessoas começaram a assistir animes somente a 3 ou 4 anos atrás, então como há poucos animes que foram dublados e já faz um tempo que foram, como Inuyasha e CDZ por exemplo, vão achar a dublagem ruim.

    A dublagem ficou excelente para a época, claro que hoje as dublagens podem ter uma qualidade muito superior a essas do passado, atualmente temos o anime Naruto Shippuuden em processo de dublagem, há 53 episódios nessa fase.

    Eu vi alguns spoiler de como está ficando a dublagem dos episódios, e tenho que dizer que está ficando muito bom, eu com certeza vou baixar esses episódios para gravar e dar de presente aos meus priminhos kkkk, futuros Otakus kkkkkkkkk.

    A postagem ficou excelente.
    Abraço || Espaço Otaku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bom ver anime sendo trazidos para cá. E tenho certeza que se eu puder dar para uma criança uma anime dublado para ela ver (um que não seja inapropriado né) eu vou fazer isso. :D

      Muito obrigado pelos elogios. :3

      Excluir
  2. Eu tenho preferência por anime legendado, mas não deixo de assistir só por estar dublado, por exemplo. Eu sou da época que o Animax (Ainda existe? Ando sem tempo pra televisão...) passava Blood +, e eu assisti ele inteiro dublado sem reclamar! E conheço muito c* doce (desculpa a palavra. ;;) que me disse que conheceu o anime no Animax e foi assistir legendado. :3 Pra mim, se está passando na TV e ta dublado ou legendado, eu não me importo, assisto de vez, não ligo. Mas eu tenho um pouco de "preferência" por legendado, digamos assim. Quando vou assistir online sempre escolhe o legendado... Mas é porque eu sempre acabo aprendendo algo.
    unicornizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não existe mais o Animax no Brasil faz um tempo, não tinha muito publico sabe? Como era um canal da tv fechada, dificultava um pouco. E, eu também vi Blood+ dublado, assim como Full Metal Alchemist lá e isso nunca me pareceu um problema. Vira e volta eu acabo vendo algo dublado, principalmente se for antigo xD

      Excluir

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.