09 maio 2013

[Anime] Samurai X - Rouroni Kenshin






Ok, essa review vai ser longa, já aviso daqui. Coloquei o título brasileiro que deram para o anime e o original, mais para frente falo disso.

Bem... Vamos lá.

Dados:

Anime
Direção: Nobuhiro Watsuki
Estúdio: Studio Gallop
Exibição original 10 de janeiro de 1996 – 8 de setembro de 1998
Emissoras de TV:  Fuji TV
Emissoras lusófonas: Cartoon Network Brasil, Rede Globo, Ulbra tv, Animax Brasil, Locomotion
 TVI
Nº de episódios: 95 

OVA
Rurouni Kenshin: Tsuiokuhen
Direção Kazuhiro Furuhashi
Estúdio Studio Deen, SME Visual Works
Nº de episódios 4


OVA
Rurouni Kenshin: Seisōhen
Direção:Kazuhiro Furuhashi
Estúdio Studio Deen, SME Visual Works
Nº de episódios 2

Filme
Rurouni Kenshin: Ishin shishi no Requiem
Ano de lançamento: 1997
Duração: 90 min.
Diretor: Hatsuki Tsuji





Não vou por uma sinopse exatamente, vou ir falando por aqui. Pra quem nunca assistiu (o que eu acho difícil de ser possível, mas tudo bem), conta a história do Kenshin que é um andarilho que percorre o Japão a uns 10 anos. O período em que se passa a história é o ínicio de era Meiji e fala muito sobre o conflito que ocorreu pra passagem dessa era, mesmo ela já estando lá a dez anos. Tanto que mostra um ou outro fato histórico.

Falando agora sobre esse conflito, que é o que é mostrado no anime. Ele ocorre porque tem muita gente insatisfeita ou que sofreu por algum motivo durante a passagem, pois o Japão antes disso era um lugar violento. As pessoas vivam com muito medo, mortes eram coisas comuns, geral usava espada. E... Era uma matança linda. Então começou a batalha pra fazer uma nova era, só que deu e não deu certo, era melhor que a anterior, mas ainda não era aquilo pra quem todo mundo batalhou. Muitas pessoas corruptas no governo, muitas pessoas que só pensam no próprio bolso...



Ainda tem as pessoas que perderam alguém por causa dessa revolução, por serem usados de bode expiatório entre outros... E os revoltados que querem usar espadas (que se tornaram proibidas na nova era, mas mesmo assim Kenshin anda constantemente com uma), querem matança. Que seguiam o regime antigo e tals.

Bem, acho que isso serve de introdução... Agora indo pro personagem principal:

O Kenshin é um homem pequeno, de aparência frágil, atrapalhado e usa uma espada de lamina ao contrário (sakabatou), de primeira ele parece realmente uma pessoa... Não sei dizer, algo meio que inofensivo. Mas na realidade ele foi um dos maiores retalhadores da era anterior, conhecido como Battousai, o retalhador, o nome vem de uma técnica que eu esqueci como se escreve, que ele domina de forma assustadora. Ele matou muitas pessoas que queriam invadir essa nova época, então ele é uma figura super importante pra tudo aquilo, mas ninguém sabe quem é ele. Bem, ele trocou a espada que tinha pela sakabatou que não mata ninguém, mas faz um estrago danado e corta praticamente tudo exceto pessoas. Dai a história vai, começando quando ele encontra Kaoru a dona de um dojo rola um problema, ele ajuda ela e dai vai.

Durante a história ele tem muitos conflitos entre o retalhador dentro dele, as pessoas que ele conheceu quando retalhador e um monte de coisa.

Esse anime já tem um bom tempo de vida como puderam ver e... Eu vi ele quando eu tinha uns... 5 anos eu acho. Lembro até hoje que passava no cartoon de noite junto de outras coisas. E... Em 2011 eu ganhei, no começo do ano, vários animes em DVD de uma pessoa, feito pra mim mesmo... Ai, eu tinha comentado a muito tempo com ela que eu simplesmente amava Samurai X, que foi uma das melhores coisas da minha infância  eis que ela me dá o anime completo em DVD mais o filme, por sorte eu já tinha a OVA.



Então, dois anos depois, umas duas semanas atrás me deu uma loca e eu resolvi re-assistir do começo ao fim com um objetivo: Saber o final. (E o fato de eu estar comprando o mangá também me motivou)

Querendo ou não, eu via na TV, então tinha episódios que eu perdia entre outros... Mas eu também achei que não tinham dublado inteiro, então só assim eu saberia o final... Doce ilusão, fiquei extremamente puta no ultimo episódio porque... Eu não revi pela segunda vez, eu descobri que eu revi pela QUARTA vez. Alguns epis até mais... Acho que o pior de saber que eu sabia o final, foi saber que aquilo era o final. Mas devo dizer que valeu a pena rever e sentir vária das emoções.

Uma suspeita que eu comecei a ter de um certo ponto pra frente foi: Isso aqui e filler. Depois de rever, descobri que uma amiga minha, a quem agradeço muito, tinha o mangá e falou pra mim "Depois da saga do Shishio é filler". Essa saga que eu citei, dentro do anime foi a mais importante, e digo também que foi a melhor se comparado as outras... Não que foram ruins, mas enquanto essa saga durou uns 10 episódios, as outras duravam cinco, três, por ai... Tanto que esse foi o motivo da minha suspeita.



Acho que também foi decepcionante saber que muitas coisas não aconteceram no anime e não foi algo como "eu achava que ela gostava dele e iam ficar juntos", FOI PIOR. Porque ela admiti  tem epi que tentam fazer rolar e no final nada... Por isso surgiu a OVA que vou falar depois de outras coisas.

Acho que a primeira coisa que foi um pequeno choque ao rever foi porque da primeira vez eu vi dublado e agora eu vi legendado... Kenshin com voz de homem que eu estava acostumado foi substituído por uma voz de mulher, não é que seja ruim, isso é inclusive normal. Mas na hora foi um pequeno choque. Outra coisa que aconteceu que eu nem sabia que ele fazia era "Oro", eu não sei dizer se isso tem significado, mas se ele fica confuso, leva soco entre outros ele fala "Oro", o que é algo cômico normalmente. Outra coisa era como ele fazia "gozaru", algo assim, se não me engano escrevi errado. Toda frase tem um, tanto que num epi um molequinho até chama ele assim por causa disso.

MAS, em nenhum momento desvalorizo a dublagem brasileira, muito pelo contrário, eu senti falta dela, eu normalmente prefiro legenda porque em português as vezes eu entendo algo errado ou do tipo e ali é só ler, mas... Eu senti falta. Depois eu acostumei, mas eu quero ter visto de novo dublado, mas como já estava completo ali... Uma coisa também, que eu achei muito legal na dublagem, foi manterem a abertura e finalização original em todos (o que me fez cantar e dançar enquanto eu revia... o que consequentemente, toda hora que eu olhava pro aquário do lado do monitor fazia eu me deparar com o meu peixe me olhando seriamente, e eu sentia ele querer dizer "Pare.").

Aproveitando pra falar sobre as aberturas e finalizações a única coisa que me incomodou um pouco foi, a abertura demorava muito pra mudar... MUITO MESMO, e eu vendo um seguido do outros quando eu estava em casa (demorei cinco dias pra rever tudinho) não aguentava ouvir de novo. Enquanto isso a finalização mudava bem mais rápido, o que é normal, mas na hora chegava a encher. E, eu costumo pular op e ed,  dessa vez eu vi tudo de novo.



Ah! Antes que esqueça: O nome em português, como é notável, vem do Kenshin ser um samurai e ter a cicatriz em cruz no rosto... Enquanto o original significa algo como "Andarilho Kenshin".

E, uma ultima coisa que eu notei com o mangá: Eles censuraram e cortaram algumas cenas, ao mesmo tempo que outras do mesmo nível apareciam, vá entender...

Acho que é só isso do anime... Vamos falar do filme, depois das OVA's e depois umas curiosidades que eu descobri lendo o começo do mangá, que vai ser algo que vou tratar bem pouco.

O filme (não é o live action)

O filme só é possível ver após um pedaço do anime, pra ser mais exata após a saga do Shishio mesmo (por causa de alguns personagens que aparecem), pra terum melhor entendimento. Fala sobre um pessoal cabeça de planta uma pessoa em especifico com quem o Kenshin lutou a muitos anos, e, pra ser exata, fala sobre ele encontrando com pessoas próxima daquela agora e ele só vai saber disso depois. Ele já está com todo o pessoal do dojo e tudo... É praticamente uma saga que fizeram separado e virou filme. Não acrescenta nem tira nada na história. Mas é até gostosinho ver. E... Quanto ao cabeça de planta ali riscado... Acontece que as pessoas daquela família que aparecem só tem cortes para cima que me lembram plantas, um deles um coqueiro pra ser exata. Fora isso mais nada.

OVA

Não é uma OVA, são duas. Uma na realidade dividida em 4 epis e outra em dois. E, um fato curioso é que a OVA tem outro traço, diferente do original que... Perde aqueles olhos grandes, o rosto tem um formato mais humano... Puxa pro real bem mais que o de anter.. Vou começar falando da de quatro...

A OVA de quatro episódios conta sobre o passado do Kenshin, como ele ganhou a cicatriz e o resto. Não vou dar spoiler dessa... O motivo é só continuar lendo.

Agora a OVA de dois episódios [vai ter spoiler nesse pedaço, se não quiser ler, pule]. Ela conta o que aconteceu no futuro, com o Kenshin e com a Kaoru, com o Yahiko, Sanosuke... Geral. E... Bem, o Kenshin, demorou, mas ele casa com a Kaoru, abandona a espada e tem até um filho com ela.(Não sei exatamente a parte da espada, mas esse é o final do mangá, que minha amiga chegou a tirar fotos pra me mostrar). Só que ele um tempo depois, com aquele desejo de ajudar todo mundo, conversa com a Kaoru e pede para poder sair Japão afora ajudando as pessoas que estão doente e tal, mas ele sempre voltava, demorava mas voltava. Acontece umas coisas, e no final ele acaba indo pra outros país a pedido de um cara lá. 

Mas enquanto tudo isso a Kaoru, que está de cama, começa a relembrar como eles se conheceram e chegaram até ali. E... Mostra coisas que não aconteceram no anime, que é o caso do Enishi (acho que escrevi errado) e não mostra coisas que aconteceram. Acabei concluindo que foi algo como um "tapa-buraco" para o que eles não falaram, mas essa lembrança do Enishi é algo que rola no mangá mesmo pelo que fiquei sabendo.  Bem, depois conta o que rolou com o Kenshin, o Kenjin que é o filho dos dois e tem o final da OVA.

Existe uma discussão causada pela OVA: "O Kenshin morreu." "Não, ele não morreu."

Sendo sincera com vocês: Se você for pelo mangá, tá vivinho da silva. Mas no OVA, eles fez algo pós mangá, entretanto... Não é mostrado de fato uma morte, ele fica realmente muito debilitado, mas a ultima cena que tem ele, é ele deitando a cabeça no colo da Kaoru e dormindo e ela lá fazendo carinho nele. Depois vem os créditos e corta pro filho deles andando com uma guria(que parece por uma acaso com a mãe dele), parando e olhando pra lá. 

Então, pode-se dizer que deu a ideia que ele morreu... Mas se pensarmos um pouco, a história se passa em 1800 e bolinha (não lembro o ano exato), nessa lógica... Todo mundo ali já é só osso faz tempo. Entranto, se ajuda alguém nos argumentos a OVA foi escrita por outra pessoa e não o próprio autor.
[ok, cabo os spoiler, pode ler daqui pra baixo tranquilo.]




Agora sobre as curiosidades que eu falei.... Eu não vou fazer aquela comparação anime/mangá como sempre porque eu li só até o volume 2 (pra quem tem o antigo, seria até o 4).  Mas bem, vamos lá...

O Kenshin fala nele mesmo no mangá como "Este servo", eu estranhei muito isso no começo.

O Kenshin foi baseado numa pessoa que realmente existiu, era um samurai pequeno, magro e que parecia frágil, mas que era muito bom com a espada. Bem, eu falei de físico, de rosto foi com uma mulher mesmo... e também tem o fato que ele queria um personagem inverso do primeiro que ele fez, que era um homem grande, viril e musculoso.

E, a maioria das coisas, ao menos no mangá, teve realmente uma pesquisa por trás além de outras coisas.

Fizeram, ano passado, um filme em live de Samurai X, eu já baixei, ainda não vi e... Eu vou falar dele depois, porque ele vai pra categoria dorama, até pensei em falar aqui... Mas isso aqui já está enorme o suficiente.

Quanto ao download... Boa sorte pra achar, também aconselho a caso não achar ver on-line.... Acho mais fácil. Lembrando que são 96 episódios, mas 6 OVA'S e um filme.

Quanto ao mangá, a JBC lançou da primeira vez em 56 volumes, mas são originalmente 28 que é como ela está lançando agora. Já está no volume seis, caso alguém tenha interesse, está por 14,90 (pela qualidade vale a pena) ou por ai, na comix.

E, eu acertei, começou a passar no cartoon em 2002 e... Eu tinha cinco anos em 2002, dale chute~

Bem, quem tiver mais curiosidade ou tal, Wikipédia meus caro.


Foi isso, devo rever mais animes que vi quanto pequena e falar por aqui :3
Um beijo pra vocês <3



3 comentários:

  1. Já estou te seguindo
    seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
    http://toobege.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Yo Lena-san! Esse post ficou longo, né? [E NÃO APAGUE MEU COMENTÁRIO POR ENGANO, GURIA! 8DDD] ~sim vou te zoar pelo resto de seus dias hahah ~ Começando pelo início (oi) essa parte ficou um pouco falha "Dai a história vai, começando quando ele encontra Kaoru a dona de um dojo rola um problema, ele ajuda ela e dai vai.", eu achei~ Digo, disse tudo sobre o Kenshin, e tudo, mas e a Kaoru? A Kaoru é a personagem-chave desse animê, é por ela que ele começa a sacar a espada, é por ela que ele se arrisca, em dez anos de andanças que nunca matou ninguém, pouco depois de conhecê-la, começa a desejar proteger ela a todo custo. Falando um pouco sobre a dublagem, eu já comentei isso com você pelo skype mas eu falo aqui também para outros poderem ver ~ eu adoro a dublagem original japonesa, tanto porque eu vi ela primeiro, tanto pela carga que o animê precisa. É aquele negócio de tradução, faz quando dá, mas não mude o personagem [mesmo esquema da tradução dos mangás] e nisso esse "gozaru" é algo como uma gíria que SAMURAIS etc usam, então não estranhe se em outro animê de samurai, ou que tenha um, ele frequentemente usar isso. "Oro?~" é equivalente a um "hã?~" só que japonês e meio retardado quando o Kenshin usa HUSAUSAHUSAHSUAHSUAHUAHAU Particularmente eu gosto bastante quem fez a voz do Kenshin, sabe ser suave, sabe falar sermão com tom grave e sabe gritar 8D Coisa que na dublagem brasileira ficou meio... muito macho LOL -não que o Kenshin não seja, mas o negócio é que ele parece fraco e mulherzinha lol- .
    Sobre os OVA's, mesmo que o traço mude -COISA MUITO COMUM- é uma história que eu realmente me emocionei, chorei pakas e não tenho uma opinião concreta se ele morreu ou não. Eu nunca tive, e prefiro assim, faz a vida seguir normalmente sem treta kkkkkkkkkkkkkkkk Aliás Lena-san, essa tradução "Este Servo", pode ser derivado de "Sessha?" Enfim, não sei, mas é equivalente ao modo respeitoso dele se tratar a si mesmo, visto que ele era um mero peão na guerra e tinha que falar de si mesmo como tal -e a linguagem nada informal daquela época-, então, não estranhe, é assim mesmo que é "Este servo" LOL Eu já vi outras traduções, mas é um "ao pé da letra, por falta de outra coisa", algo assim, embora não ache que prejudica em nada a leitura ou algo assim.
    Acho que o que faltou nesse post foi uma introdução pequena sobre quem convive com o Kenshin, porque você começou a falar sobre o Kenshin como se fosse para uma pessoa que nunca tivesse visto, e dali no meio pro final estava falando do Yahiko -que nem foi citado- entre outras coisas. Ficou confuso nessa parte porque você misturou o review com as suas impressões de infância LOL~ Bem, tu sabe como são meus comentários, são confusos também,mas espero que eu tenha conseguido passar a mensagem HUSAHSUAHSUAHSUAHSUAU E esse post todo me deu uma vontade louca de ver de novo, mas já vi demais Samurai X! Vamos ver outras coisas kkkkkkkkkkkkkkkkkk Gostei do post, ficou bem caprichado e longo *u* UHUL~ Ah, tem uma imagem do Zerochan que não tá aparecendo (dica: imagem do zerochan tu tem que salvar e enfiar do seu pc pro post, porque senão dá erro XP)~
    Kissus Lena-san, foi malz demorar pra comentar,mas sacomé, tem que comentar tuuuuuuuuuudo e eu não tava com pique esses dias XD Espero outras postagens de Inu Yasha também ksaokspaoksoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO EXCLUI, HÁ -Q
      Sabe, da dublagem a gente já tinha falado mesmo. xD
      Obrigado pelo "Oro", em nenhum momento aqueles malditos que traduziram falaram que diabo era isso e ele ainda fala de um jeito meio retardado.
      Então, eu acabei não citando mesmo (só quando falei da OVA mermo e um pedacinho curtinho mas nem citei nome). Mas, se eu bem me lembro, eu fiz isso porque eu me empolgo e se eu começar a falar, eu ia contar a história inteira do anime -q
      Eu realmente podia ter falado dos outros companheiros deles, mas agora tá tão grande ai que vou deixar assim =w= (sim,é preguiça).
      Eu vi o troço do Zero-chan, maldita imagem, a mais bonita faz isso comigo ç-ç
      Cara, isso dá voz do Kenshin... FOI EXATAMENTE ISSO! Eu ouvia um Kenshin mais "másculo", na hora que veio o anime "... mas que diabos...".
      OLHA, RELEMBRAR A INFÂNCIA, SE PREPARE PRA INU-YASHA ENTÃO -Q
      Tipo, vai ser praticamente uma saga, de mim revendo coisas que vi quando mais nova, então... Cara, é impossível não misturar pra mim -q
      Sim, longo, belamente longo <3
      Eu até me animo com ele tendo ficado grande xD
      Mas acho que vou mudar a primeira imagem lá em cima e_e"
      TU MANDOU SUAS BÍBLIAS CARA, TÁ TUDO BEM -Q
      A de Inu-Yasha deve demorar mais por ser mai epi, mas ela vem xD

      Excluir

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.