09 setembro 2012

[Livro] A Menina Que Roubava Livros






Hoje, após tanto tempo, vim lhes trazer um livro. É capaz que já tenham ouvido falar dele, eu no caso, descobri o nome por uma amiga. "A Menina Que Roubava Livros", nome longo. Não é? Mas realmente, não poderia haver titulo melhor.



Fichinha:
Titulo: A Menina Que Roubava Livros
Ano: 2010
Autor: Markus Zusak
Editora: Intríseca
Número de Páginas: 478
(Da edição brasileira, pfv.)

Sinopse:

Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em 'A menina que roubava livros'. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, 'O manual do coveiro'. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal.
(Essa sinopse foi encurtada, a original é maior ainda.)




Devo dizer que o que me fez comprar o livro foram alguns detalhes. A capa, o fato de serem quase 500 páginas e também, mas não menos importante, a frase:"Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler". Essa frase realmente me motivou.

Estou com esse livro desde abril ou fevereiro, eu só terminei agora, em setembro, por um motivo bem fácil de se explicar. Para mim, o começo do livro foi um tanto maçante, fui me empolgar a terminar e a ler mesmo, quando chegou perto da metade do livro, quando a personagem estava perto de uns 12/13 anos, a história começa com ela tendo uns 8/10 anos.



Só no final, acho que pude entender, porque minha amiga gosta tanto do livro. Cada personagem é diferente, por si só, cada um mostra quanto vale ou deixa de valer. E, querendo ou não, isso inclui Hitler.

Talvez pelo fato de se passar durante a segunda guerra mundial, te faz pensar que a história envolva muita desgraça, cenas e um cara de cabelo de lado discursando. Você não está errado, mas também não está certo.Temos cenas tristes, sim, eu chorei em algumas delas. Temos momentos felizes também e até alguns de comédia. É o final e o começo da infância e adolescência de Liesel, é bem diferente de uma normal. Mas como poderia ser normal considerando a época em que se passa?



Perto do final, comecei a ficar confusa. A própria morte diz "Eu vi a menina que roubava livro três vezes". Então como ela poderia contar aquela história? Por causa da segunda vez.

Devo dizer, por fim, que valeu bastante a leitura do livro e os dois outros dentro dele, escrito por um dos personagens "O vigiador" e "A Sacudidora de Palavras".



Ah! Segundo o Tabris, o livro se resume a "Ela vai, roba o livro, se esconde, le e morre". Nessa frase tem fatos que acontecem, mas não servem para descrever o livro, a história vai bem além disso.

Acho que valeu bastante a leitura e quem tiver interesse, vai gostar. Só tem que ser um pouco insistente no começo.



Vocês podem comprar o livro em livrarias, ou pela internet. Sites como o da martinsfontes, saraiva, entre outros. Aqui são sugestões apenas, não estou querendo fazer propaganda de nenhuma loja. Se eu bem me lembro, custou em torno de 45/50 reais.

Um beijo a você e até a próxima~

2 comentários:

  1. Eu tenho esse livro. Minha irmã comprou e ela lê bastante rápido, então logo ele foi deixado de lado e eu catei pra ler. Desisti de ler umas três vezes, nem na metade cheguei (peto da metade)... Se foi recomendação sua e você disse que tem que ser um pouco mais persistente, eu acho que na proxima vez que eu pegar para lê-lo poderei ser um pouco mais motivada e terminar a leitura. Não foi maçante em algumas partes, mas depois ficou meio chatinho e eu acabei parando de ler, ficando na mesma LOL
    Mas se eu tenho condições de ler, eu acho que vou poder agora ler... perguntei pra minha irmã o que ela achou do livro (pra me motivar) mas ela não me respoondeu, só disse que era bom eu ler -Q
    Adorei a resenhinha (não é, mas enfim) e o post, a imagem me chocou um pouco, eu sou fraca contra histórico de guerras Ç.Ç (do "O dia lindo")...
    Kissus Kissus heuehhhu (eu vou mais pela "resenha" do Tabris hsaushuahsaha qq)

    ResponderExcluir
  2. NOOOSSA pirando aqui! -qq
    GENTEEEEEEEEe eu amo esse livro! Já li muito mas esse foi o melhor! Li rápido e entendi tudinhoo!Só na hora que ela fala que viu a Liesel 3 vezes que me confundiu! mas voltei um pouquinho na história, e depois eu compreendi bem. Peguei na biblioteca. Super recomendo! bom demais, amei, nossa, quando ele acabou me senti enterrando um parente querido. É tão ruim quando um livro bom acaba, a gente se sente meio, "vazia" .. :(

    Tipo, perfeito, até chorei no final, com o beijo tarde demais, o acordeão quebrado e o porão considerado raso, mas que salvou uma vida.

    Você sabe, né (No final, ela casou com o Max! *0*)

    Também já fiz resenha dele aqui:
    http://euemeujardimsecreto.blogspot.com.br/2012/05/eu-li-menina-que-roubava-livros.html

    Beijoos

    ..:: Meu jardim secreto ::..

    ResponderExcluir

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.