12 agosto 2012

Fanfiction




Aproveitando o concurso e como eu já planejava fazer isso na areá de passatempos. Cá venho eu falar de fanfiction/fanfic!

Uma fanfic, é qualquer outro texto normal, literário. Só que... Temos um pequeno detalhe, é uma história criada por um fã sobre determinada coisa que goste, no caso algo já existente, como bandas, animes, mangás, seriados, livros, uma infinidade de coisas. A própria palavra já diz o significado, fanfic (uma encurtada da palavra fanfiction), fan e fiction, ou seja, ficção de fã. Da mesma forma que se você falar só fiction, quer dizer apenas ficção. E seus autores costumam ser chamado de Fiwriter



Você provavelmente não sabe, ou sabe,  mas fanfics, assim como qualquer outro texto literário, é dividido por gêneros e categorias. Essas normalmente vindas dos termos que usamos para diferencias mangas dos outros. Vou falar só algum deles, os outros podem encontrar aqui.

Crossover: Uma história que engloba mais de um assunto que a pessoa é fã, misturando os dois. Ex: One Piece e Inu-Yasha numa mesma história, interagindo um com o outro.

Darkfic: Com muitas cenas depressivas, um atmosfera sombria e mórbida, com cenas angustiantes também.

Deathfic: Onde um dos personagens principais morre no mínimo.

Yaoi: Onde há relacionamento entre dois homens.

Yuri: Relacionamento entre duas garotas.

Hentai: Com cenas explicitas de sexo de duas pessoas de sexo diferente.

Lemon: Com cenas explicitas de sexo entre homens.

Orange: Com cenas explicitas de sexo entre mulheres.

OC: Quando tem um personagem original da pessoa na história.

OCC: Quando os personagens não estão agindo como na série original.

Mpreg: Personagens masculinos que podem engravidar.

Shotacon: Garoto mais novo com garota mais velha ou homem mais velho, existem casos que são dois garotinhos juntos.

Lolicon: Garota mais nova com garoto mais velho ou mulher mais velha, também já casos que são duas garotinhas juntas.

One-shot: Uma história de um capitulo só, significa um tiro, por ser uma leitura de uma vez só.

Songfic: Tem trechos da história que podem conter músicas, ou seja, uma trilha sonora.

Longfic: Uma fanfic comprida, com vários capítulos, estes grandes. Ou seja, quase um livro.

U.A: Universo alternativo. O enredo é por completo seu, o local, os lugares, tudo, exceto os personagens. Normalmente se buscar não alterar características físicas e deixar a personalidade o mais fiel possível ao original.

R.A: Realidade Alternativa. Você pega a história original e muda um fato que faz toda a história se desenrolar de maneira diferente.

Isso, é só uma parte, tem muito mais classificações/gêneros, eu até que falei muitas.

Fanfics em geral é um mundo um tanto complicado após um tempo. A partir do momento que sua escrita melhora, menos fanfics você vai achar que gosta, porque o português não vai te agradar. No começo, é tudo lindo, perfeito, depois é mais complicado.

Existem vários sites de fanfics, existem blogs onde algumas pessoas postam determinada história, existe fórum tem de tudo. Mas sendo sincera com vocês, eu já rodei por muito site a procura do que mais me agradasse e no final eu acabei justamente onde queria sair: Nyah!Fanfiction.

Existem outros sites, mas eu particularmente acho que esse tem o melhor sistema interno e que mais procura melhorias. Mas casar uma boa fanfic para mim lá é um tanto complicado. Tem outros sites, lógico, deixarei eles no final do post.

Ah! Nós três aqui do Come Dream escrevemos fanfics, sabia?  Eu a três anos, Tabris desdo ano passado e a Kiyo... Eu não tenho ideia. Mas posso dizer que é algo bem gostoso, ainda mais quando você tem alguém te incentivando e ajudando a melhorar.

Algumas dicas para você que quer escrever fanfics, ou até mesmo já escreve:


  • Procure manter o português o mais correto possível, se possível revise seu texto ou tenha alguém que faça isso para você. (Os chamados betas.)
  • Evite histórias no estilo roteiro, após algum tempo, vai notar que uma história normal é muito mais agradável.
  • Emoticons podem até ser engraçadinhos, mas não combinam com histórias e chegam a infantilizar o texto.
  • Muito cuidado com a concordância dos fatos e como está desenvolvendo a história.
  • Procure sempre pensar na média de capítulos que a história vai ter e busque ter mais de metade nela na cabeça antes de escrever.


Bem, creio eu que isso já serve.
Aqui alguns sites para vocês (aqueles que eu lembre, lógico):

(o site acima é em inglês)


E, para conheceram um pouco do lado escritor de nós aqui do Come Dream, os nossos perfis no primeiro site:



Um beijo e até a próxima ~

11 comentários:

  1. Nossa, ótimo post *-*
    Estou pensando em começar a postar minhas fanfics em um site como esse...
    Mas não tenho certeza...
    Quando você diz "estilo roteiro" quer dizer:
    Nome da pessoa: - texto
    ??

    Não tenho certeza ^^'
    Já comecei a fazer a fic do concurso o/
    Mas 2 mil palavras vai demorar um pouco com o tempo que eu tenho livre -.-

    Kissus~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPA! Alguém que já está começando, não sabe como isso me deixa feliz x3
      Sim, roteiro é assim mesmo o nome do personagem/pessoas, dois ponto e depois a fala e as ações vem normalmente entre asteriscos.
      É bom postar em sites, porque você recebe opinião de outras pessoas, algumas dizem que tá perfeito, já outras vão ver erros mas vão te ajudar a melhorar ;3

      Excluir
    2. Obrigado pela informação ^-^
      Sim, eu já estou fazendo (estava ate agora) e acho que vai ficar pronta mais rápido do que eu pensei. Já estou com quase mil palavras, mas agora que eu parei pre pensar vai dar mais de 4 mil com certeza XD
      Também já fiz um desenho, mas acho que vou fazer mais pra vê qual fica melhor pra mandar ^-^

      Mais uma vez: Obrigado pela dica o/

      Excluir
  2. CHOQUEI AGORA MANO, A LENA ERA A AUTORA DA FANFIC QUE EU TAVA LENDO OUTRO DIA (Four Seasons) LOLOLOLOLOLOLOLOL
    amei muito esse post, explicou de forma muito clara e precisa os gênros sem estar "errados" (no geral kkkk)... Claro que eu já leio a um tempo fanfics então é mais fácil pra compreender tudo isso mas mesmo assim foi bem útil XD
    Sobre os sites de fanfic:
    O meu preferido é o Nyah! E eu compartilho da mesma opinião de vocês, que ele é "melhor sistema interno e que mais procura melhorias. Mas casar uma boa fanfic para mim lá é um tanto complicado." mas eu já peguei as manhas de "caçar" fanfics lá, tanto é que eu cacei (nem sei como se escreve isso HSUAHSHSU) e achei a fanfic da Lena LOOOL \o/
    O outro site fanfiction.net eu gosto pra procurar fanfic de português de portugal, lá tem boas fanfics e eu particularmenete gosto, mas é MUITO difícil achar uma que preste, provavelmente se eu não tivesse as manhã pra achar os meus gostos eu estaria bem perdida LOL... Mas é um bom site, mas pra achar portgues brasileiro e umas boas, eu acho que é mais dificil (só as antigas se salvam) porque a maioria migrou para o Nayh!.
    O que eu mais odeio é o Anime Spirit, lá as autora SE ACHAM MUITO sendo que escrevem escrotamente. E ainda reclamam e deixam de escrever alegando que lhe faltam comenários e blalala, típico de gente mesquinha e sem cérebro, evito passar por lá. Claro que é uma visão bem generalizada, há bastante boas, mas o sistema da minha mente ainda continua gostando mais do bom e velho Nyah Fanfiction XD
    Acho que já falei demais HSUAHSUAHUAHSUAH
    Kissus Kissus Lena, Tabris e Kiyo Usui-san >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia te avisar respondendo o review da fanfic, não sabe o susto que eu tomei quando vi, comecei a dar risada. Só que eu a Kiyo (sim, ela é a outra autora), só respondemos quando o próximo capitulo tá pronto, fiquei me segurando para não responder xD
      Ah, aproveitando aqui, quem responde os reviews seriam o Allen e o Lavi, e as vezes e eu a Kiyo surgimos no meio, é uma salada -q
      Cara, eu cacei tudo que era site, se não fosse o fato do Nyah ter o melhor sistema interno, acho que eu tinha pulado fora faz tempo.
      Não tenho conta no FFnet, só deixei o link na postagem porque é famosinho.
      Eu ODEIO o AS, deixe de odiar um pouco por causa da Kiyo que começou lá... Mas cara... Eu conheci uma guria de lá, que criou conta no nyah, na primeira história tinha uns 24 reviews, escrevi bosta nenhuma, dizia ter 14 anos e tinha 11, um amigo meu foi lá e mandou uma critica (meio pesada porque achou que ela tivesse 14 mesmo), a mina ficou revoltada e como ele não tinha história, mandou ele ter 20 reviews antes de ir lá falar com ela. Eu fiquei tão, mas tão puta, que eu fui lá e mandei um review bem brutal, a mina abaixou as orelhas na hora, porque ela tinha costume de entrar em perfil de leitor, e eu tenho uma história com mais de 100 reviews (hoje tenho duas, na época era uma só), ela ficou caladinha e ainda concordou com tudo que eu disse -q
      Mas... Bem, desdo dia que conheci aquela mina, o povo do As caiu muito no meu conceito ._.
      No final, a gente fica no Nyah! mesmo, bem, podia ser piro né, até que peneirando muito, o site presta.
      Beijos ~

      Excluir
    2. Ah, Tabris mandou outro beijo. *Trocando mensagem com ele no momento.*

      Excluir
  3. Ehh .. eu estou em todos esses sites >////< Sugoi!!! Não sabia que escrevias Len-chan o.O
    Gomene a minha ausência... tive uns problemazitos, mas agora já está tudo bem ^^

    kissu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todos escrevemos xD
      Fico feliz que esteja aparecendo agora \o

      Excluir
  4. O porra, quem mandou ir postar meu perfil no Nyah aqui?! Porra, o meu perfil ta mó apagado, fora que a unica historia que tenho tem 200 anos... D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou um docinho, tu sabe, então postei aqui -q
      Poxa, pro pessoal se basear ;3;
      Você só tinha deixado lá uma história mesmo o3o

      Excluir
    2. Claro, as outras tavam piores que essa.. ARGH COMO EU TE ODEIO T_T

      ... Não, é brimks, te amo <3

      Excluir

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.