02 abril 2012

[Dorama] Smile (スマイル)






Bem, para começar o mês de abril. Eu trouxe mais um dorama que vi a algum tempinho. E, eu recomendo a todos que peguem seus lencinhos para assoar narizes e enxugar lágrimas.

Achei esse dorama por um acaso enquanto procurava doramas para baixar e coisas do gênero, devo dizer que um dos motivos que me atraiu, foi reparar que Matsumoto Jun fazia parte do elenco e era o personagem principal, sim, devo admitir que estou começando a virar fã girl dele... Mas bem, algo que me chamou atenção também, além do nome, era o sorriso que os três sustentavam no rosto, no final acabei me interessando li a sinopse e resolvi ver.


Meus caros, essa vai ser uma das coisas que eu fiz na minha vida que não vou me arrepender.

Numero de episódios: 11
Ano: 2009
Gênero: Romance
Música tema: Ariamaru Tomi por Shiina Ringo



A história conta sobre Hayakawa Bito, que tem um pai filipino e uma mãe japonesa, nasceu e foi criado no Japão, mas o fato de ter um pai filipino e seu nome ser “Bito”, o faz sofrer um constante preconceito, por ser considerado estrangeiro e o povo japonês ser um tanto xenofóbico. E isso desde que era uma criança. Mas mesmo assim, nunca deixou de sorrir, porém, se o sorriso era verdadeiro ou não, era outra história.

Bito teve alguns problemas em seus 18 anos para frente, começando que em sua adolescência fez parte de uma gangue da yakuza, e devido alguns fatos, foi incriminado por algo que não fez, mas por ser réu primário, pode recorrer a liberdade, ficando por fim sob condicional.



Nisto, ele e seu amigo, que resolvem seguir algo que lhes de um rumo melhor, começam a trabalhar na Machimura Food's, uma empresa de comida. Onde ele, o amigo e mais um outro cara, foram acolhidos, moram e trabalham. Tudo graças ao senhor Machimura Sosuke, que não julgou nenhum dos três, inclusive Bito, e acreditou em cada um deles até o final. Devo dizer que ele foi um dos exemplos que esse dorama passou.

Bito tem um sonho, um sonho que ele quer realizar e se esforça para isso, trabalhando de dia no Machimura Food's e de noite fazendo bicos, no começo do dorama, trabalhando num bar como garçom. Num dia quando estava indo/voltando do trabalho noturno, ele entra numa livraria e conhece Mishima Hana, uma garota que devido a um trauma, não fala mais, mesmo que queira, sua voz não sai.





Um tempo depois, devido a problemas com o seu bico, Bito é acusado de outro crime que não cometeu, indo assim, a juri. Nisto, entra o doutor Ito Kazuma, que no começo recusa defender Bito por seus próprios motivos, mas que no final acaba cedendo após um grande esforço das pessoas que gostam verdadeiramente de Bito. Ito Kazuma é nosso terceiro personagem principal, assim como os dois outros personagens, tem sua história e seus motivos, é um dos vários personagens fascinantes do dorama.

Mas tudo isso, é apenas o começo, no desenrolar de 11 episódios, Bito tem vários problemas. Inclusive problemas que surgem por causa do crime pelo qual foi considerado culpado sendo inocente, principalmente porque o verdadeiro culpado aparece para “conversar” com Bito, e isso só piora a situação.




Esse drama, não é como qualquer história de romance, ou algo que te faz chorar por ser um momento triste. Ele te ensina lições sem você siquer perceber. “Está é a história de amor justiça de um homem que nos ensinou o heroismo”, todo episódio essa frase é repetida e, mesmo no começo a achando irritante, ela é o mais certo disso tudo.

O drama critica muito sobre esse preconceito contra estrangeiros e nos faz ter uma visão de como é aquilo. Mas não só contra os estrangeiros, mas também por não acreditar nas pessoas, porque cometeram algum erro. Afinal, somos humanos, e humanos erram, quem não errou que jogue a primeira pedra. Mas da mesma forma que temos aqueles que aprendem com seu erro, temos aqueles que não aprendem.




Devo admitir que não sou de chorar com doramas ou filmes considerados tristes, quando acontece é muito pouco ou é algo que realmente me desestabilizou. E esse dorama fez exatamente isso, quanto mais perto do final chegava, mais eu chorava. E era um chorar quase de soluçar, cada personagem me envolvia e... Quando eu achava que era uma coisa, era outra, só que era outra dez vezes pior e que mexia comigo ainda mais.

Sim, no final de tudo posso chegar a conclusão que me envolvi com a história. Mas devo parabenizar os atores que atuaram muito bem. Fazendo com que nos envolvêssemos mais ainda ao enredo.

Personagens:





Hayakawa Bito: O principal da série, é um garoto com um coração enorme. Que durante o drama foi se revelando uma pessoa cada vez melhor, que mesmo tendo cometido erros e passado por vários problemas nunca desistiu. A quem se refere a frase “Essa é a história de amor e justiça de um homem que nos ensinou o heroísmo”.
Interpretado por: Matsumoto Jun






Mishima Hana: Devido a um trauma de infância, não fala. É uma garota que apesar disso, não desistiu de nada, e sempre batalhou pelo que quis. Alegre e sorridente, positiva até de mais, mas uma pessoa tão boa quanto Bito. É um dos outros exemplos no drama.
Interpretada por: Aragaki Yuki







Ito Kazuma: Assim como os outros dois, tem sua história. De fato, não é a mais complicada, mas isso não quer dizer que seja fácil. Teve que passar por coisas que nem imaginamos no começo. No começo da série pode até parecer uma pessoa não muito boa, mas com o tempo vai se mostrando um dos melhores da série também. Vira muito amigo de Bito e o ajuda muito.
Interpretado por: Nakai Kiichi





Machimura Sosuke: É um dos personagens mais importantes e marcantes do drama. É alguém que acredita no potencial da pessoa e a incentiva a seguir seus sonhos e ser uma pessoa melhor. O melhor de tudo, é que ele não julga a pessoa pelos erros cometidos ou só de bater o olho.
Interpretado por: Maeda Gin





Machimura Shiori: Filha de Sosuke, é advogada, ainda aprendendo com Kazuma. É uma boa moça, as vezes um tanto “brutal”, mas uma boa pessoa, que incentivou Hana e Bito a ficarem juntos e convenceu Kazuma de algumas coisas.
Interpretada por: Kioke Eiko




Kawai Kinta: Um amigo de Bito desde muito tempo, foi junto com ele que deixou a gangue e foi para no Machimura Food's. É outra pessoa que não desiste com dificuldade e procura ajudar seu amigo ao máximo.
Interpretado por: Tokuyama Hidenori 





"Bull"/ Kazama Kenji: Amigo de Bito e Kinta, trabalha com eles na fábrica, é persistente e um tanto briguento, não costuma temer as pessoas.
Interpretado por: Suzunosuke




Detetive Furuse: Toda série tem seus moçinhos e vilões, ele se encaixaria nos “vilões”. Foi o responsável por Bito ser culpado do crime que não cometeu, além de ser preconceituoso e xenofóbico.
Interpretado por: Kitami Toshiyuki




Promotor Kitagawa: No começo pode até parecer um “vilão”, mas a realidade é que busca apenas seguir a verdade, ou seja se realmente fez algo terá que pagar, se não fez, é inocente. No final, acabou ajudando muito Bito com um simples e pequeno ato.
Interpretado por: Komoto Masahiro




Hayashi Seiji: Outro “vilão” o verdadeiro culpado do que Bito teve que pagar. Na realidade, mesmo sendo uma pessoa mal, e cometendo vários atos chocantes. São apenas reflexos de seu passado, no fundo... Ele só era sozinho.
Interpretado por: Oguri Shun





Kashiwagi Keisuke: O policial que vigiu Bito durante todo o tempo, foi realmente um personagem de grande importância e que ajudou muito o casal principal. Diferente dos outros que achavam Bito culpado e ruim, ele sempre achou o contrário.
Interpretado por: Katsumura Masanobu




Machimura Midori: Mulher de Sosuke, é um senhora que assim como o marido nunca deixou de acreditar no potencial de ninguém, sendo uma mulher doce e gentil.
Interpretada por: Ishida Ayumi

Bem, esses são os personagens, em sua maioria um mais cativante que o outro.
Ah! Lembram-se da Fukushima de Kimi wa Petto? Ela fez uma pontinha durante alguns episódios em Smile mais para frente e desta vez, eu gostei mais da personagem dela.

Bem, vou deixar aqui para vocês a musica que seria a abertura do dorama (não consegui encontrar a abertura certinha, então ficou o PV da música mesmo):



E aqui o possível lugar para fazer download.
Espero que assistam ao dorama, realmente vale a pena.

Um beijo a todos e até a próxima.

2 comentários:

  1. Adoro os doramas com o Matsujun. Sofri muito com o seu personagem sendo injustiçado. Oguri Shun está irreconhecível na pele do vilão.

    ResponderExcluir

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.