10 março 2012

Papercraft






Demorei um pouco? Bem, espero eu que não.

Lembram que eu havia comentado sobre duas novas páginas no site? Bem, esse post faz parte de uma delas. Hoje vou lhes apresentar um hobbie para aqueles que além de tempo, gostam de trabalhos manuais, algo chamado papercraft.

Certo, sua primeira reação “Hã?”


Calma, eu vou explicar.

Papercraft ou Pepakura é um hobby, onde, pelo computador, você imprime imagens, corta as peças e depois cola, fazendo um modelo tridimensional. Lembra quando era criança e as vezes tinha que fazer algo com papel como um dado ou casinha? É assim que funciona o papercraft, cortando e colando.

Alguns papercrafts:





Bem, eu tenho esse hobby a mais ou menos um ano e meio, começou por acaso e foi virando uma bola de neve, hoje faço sempre que dá vontade. Existem várias dificuldades, tem os facies, os nem tão facies, os medianos, os medianos mais complicados, os difíceis, os que você olha e pensa “Se eu fizer isso eu vou me sentir deus” de tão “fácil” que é.

Papercraft é algo que requer paciência, afinal tem coisas de sobra para te irritar, quando a cola estraga aquele pedacinho, fica cheio de cola e sujeira junto, ou quando você corta um pouco errado e decapita a pecinha que, normalmente, é importante. Mas nada que um remedinho ali ou aqui não ajude.

Mas, eu, que sempre gostei de trabalhos manuais, acho algo extremamente relaxante, mesmo quando passo estresse por causa de alguma peça, algo que adoro é ver pronto, não tem nada mais recompensador nisso tudo, do que ver ali, pronto e lindo e pensar “Fui eu que fiz”.

Este eu fiz, e, foi bem fácil e gostoso de fazer


E, é aquilo, existem os mais variados papercrafts ou cubecraft (tem um formato mais quadrado), de artistas, carros, armas, personagens de séries, animes ou sagas, você encontra praticamente de tudo, é só saber onde procurar.

Ah sim, se tiver realmente interesse em fazer, posso te dar uma dica, use cola normal, liquida, mas espalhe ela com um palitinho nas partes que tiver que colar, assim não estraga o papercraft. Outra dica é, para imprimir use folha canson, que tem uma gramatura maior e se torna mais fácil, o único problema é que, na minha impressora, dependendo da merca, fica poroso e tinta começa a sair, a única marca que isso não aconteceu acabou e eu não acho mais pelo mesmo preço. Só que no meu caso, a impressora é preta e branca, tanto que eu pinto os papercrafts com lápis de cor antes de cortar, só de raiva, não sei se seria o mesmo com uma impressora colorida.

Outra coisa: Uma tesoura de bom corte, isso vai te livrar de muita dor de cabeça. Quem quiser optar por um estilete ou laminas, tome cuidado, com você e com seus familiares ou amigos, pois tem que se saber manejar e em caso de papercrafts maiores, pode vir a ser um problema.

A quem gostou e se interessou deixo aqui dois tutorias que se encontram em inglês, um iniciante e o outro avançado. Cujos quais me ajudaram muito e alguns sites em que se encontram papercrafts:



http://www.pokemonpapercraft.net/ (Só há pokemons neste, mas é o que tem os melhores pokemons)


Bem, eu dou-lhes adeus e espero que tenham gostado da nova página e deste hobby.

5 comentários:

  1. Aaaah o blog ta lindo *-*
    Legal gostei do post.
    O blog ta superrr

    kisuss

    ResponderExcluir
  2. já tentei fazer papercraft ;-; mas da tnto trabalho e eu não tenho coordenação

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei por pequenos, começar com grandes é bem complicado >_<

      Excluir
  3. Adorei esses papercrafts! Sempre gostei de fazer trabalhos manuais usando papel.

    ResponderExcluir

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.